Notícias
ASFARN FECHA PARCERIA COM THERMAS HOTEL & RESORT
Agora é oficial, a Asfarn fechou mais uma parceria de sucesso em benefício aos seus associados e dependentes legais, com o Thermas Hotel & Resort, em Mossoró. Um complexo hoteleiro de 200 mil metros quadrados de conforto e lazer. O termo firmado em a Associação e o Hotel contempla dois principais serviços, sendo o Cartão Passaporte e Desconto em Hospedagem. “É mais uma conquista para os nossos associados, que a partir de agora poderão usufruir da estrutura de um Hotel e Resort referência não só na região oeste do Estado, mas também em todo o país”, diz o presidente da Asfarn, José Ribamar Pinto Damasceno, que esteve pessoalmente para fechar a parceria. O benefício do Cartão Passaporte consiste em um tipo de acesso livre e gratuito, voltado exclusivamente para os associados adimplentes e seus dependentes legais, que permite uso no Parque Aquático “Planeta Água”, o maior de águas termais instalado em hotéis do Brasil. As águas termais chegam à superfície a 58º e percorrem todas as piscinas do Thermas Hotel & Resort, dando a elas uma temperatura amena para deixar os banhos agradáveis e relaxantes. “O custo para esse tipo de acesso é de R$ 70,00 para adultos e R$ 35,00 para crianças, mas com a parceria, nossos associados adimplentes poderão aproveitar toda a estrutura do Parque Aquático sem nenhum custo”, explica o presidente. Para fazer a reserva, basta entrar em contato com a secretária da Asfarn em Mossoró, Zete Medeiros (99411.2291) e agendar o seu dia de lazer. O associado Asfarn tem ainda, com a parceria, direito a desconto de no minimo 60% em hospedagem, dependendo da época do ano. As reservas só não podem ser feitas com esse percentual de desconto em períodos de feriado e datas comemorativas, como Natal e Ano Novo. “Porém, nessas datas especiais, nossos associados poderão obter desconto de 15% para fechamento nos pacotes de hospedagem”, pontua o presidente, que comemora a oportunidade de oferecer alegria e entretenimento à família Asfarn.
AÇÃO PARA SANAR INADIMPLÊNCIAS NOS PLANOS DE SAÚDE ENTRA NA RETA FINAL
A questão das inadimplências em relação às mensalidades dos planos de saúde, Unimed e Amil, oferecidos pela ASFARN aos seus associados e dependentes é um problema que vem se arrastando ao longo dos anos, sem solução efetiva. Nessa nova gestão, que teve início no último mês de janeiro, a diretoria tomou como prioridade absoluta a resolução do problema, que vinha causando prejuízo às finanças da Associação edesconforto aos associados adimplentes. Ao todo, foi contabilizado 49 usuários de Plano de Saúde em situação de inadimplência,, ou seja, associados que estavam gozando do uso do serviço, mas, contudo, mantinha os pagamentos das mensalidades em atraso. Um verdadeiro mutirão foi planejado e executado nos dois últimos meses para identificar e manter contato com cada um deles. “Logo após a identificação de cada associado inadimplente, entramos em contato com eles, por meio de carta registrada informando nossa disponibilidade em negociar as dívidas para que não houvesse nenhum tipo de prejuízo, como por exemplo, a exclusão junto ao plano de saúde”, ressalta o presidente da Asfarn, José Ribamar Pinto Damasceno. O resultado obtido com essa primeira fase das ações foi coroado com êxito. “O esforço de toda a equipe da ASFARN tem sido grande, mas alcançamos, até agora, um resultado extremamente satisfatório, dos 49 inadimplentes, 42 já tiveram sua situação consolidada por meio de acordo, quer seja com pagamento integral das dívidas ou por meio de parcelamento das mesmas, formalizados através de contratos de assunção de dívidas”, comemora o presidente. A dedicação para zerar o número de inadimplentes continua. Para os devedores do período entre os anos de 2009 a 2014, será enviada uma nova carta oferecendo mais uma oportunidade para pagamento até o dia 24 de agosto, e a partir dessa data, quem não efetuar acordo será excluído do plano, seguindo a resolução da Agência Nacional de Saúde – ANS e o entendimento do Conselho Deliberativo da Associação. “Iremos fazer de tudo para que ninguém seja excluído do plano de saúde ou acionado por cobrança judicial, e para tanto, não estamos medindo esforços. Vamos mandar novas correspondências, ligar ou até mesmo ir pessoalmente a cada inadimplente para expor o quanto é importante sanar os débitos e manter a saúde assegurada através do plano”, pondera o presidente. As ações de cobrança extrajudicial se estenderão também para os associados que se tornaram inadimplentes no exercício de 2015 e para os ex-usuários dos planos de saúde, que já se utilizam dos serviços médico-hospitalares, mas que permanecem devendo mensalidades da época em que eram usuários.
VEM NOVIDADE POR AÍ!
A Asfarn não para de pensar em benefícios para seus associados e dependentes legais, por isso, na última viagem à Mossoró, o presidente da Asfarn, José Ribamar Pinto Damasceno, acompanhado de seu diretor financeiro, presidente do conselho deliberativo, secretário executivo e delegado regional 6º URT, estiveram em reunião com os gestores do Hotel Thermas. O objetivo do encontro foi afinar os relacionamentos para prósperas parcerias. A ideia é oferecer a possibilidade de uso das áreas de lazer do hotel, como o Parque Aquático e as piscinas termais, por meio de Cartão Passaporte; além de descontos em hospedagem que podem chegar até 75%, dependendo da época do ano.
RN NA PRESIDÊNCIA DO CONSEFAZ
A 8ª reunião ordinária, realizada na cidade do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (17/7), do Conselho dos Secretários Estaduais da Fazenda (CONSEFAZ) elegeu o Secretário da Tributação do RN, Dr. André Horta, para o próximo mandato de 12 meses (1 ano). O eleito participa das reuniões do Confaz desde 2006 como Representante COTEPE/ICMS do RN, até se tornar Conselheiro do órgão no início do ano, tendo se destacado ao longo desse período pelos seus esforços relacionados à reforma tributária, sempre defendendo ativamente uma postura desenvolvimentista regional. Bacharel em direito e filosofia, mestrando em filosofia política, redigiu a principal minuta de emenda ao Projeto de Resolução do Senado nº 01/2013, apresentada pelo Senador Agripino Maia do RN, que foi aprovada integralmente na CAE e submetida a plenário, e confere um tratamento diferenciado e proporcional às regiões N-NE-CO e Espírito Santo. Estiveram presentes na 8ª reunião ordinária do CONSEFAZ os Secretários Estaduais da Fazenda, Tributação e/ou Finanças dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, oportunidade na qual debateram Propostas/Emendas Constitucionais em tramitação no Congresso Nacional e de interesse das Unidades Federadas, principalmente àquelas atinentes à Agenda Geral da Reforma do ICMS e temas conexos. Durante o encontro discutiram também a regulamentação da Emenda Constitucional nº 87/2015, que promove a repartição do ICMS entre os estados de origem e destino, incidente nas operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final localizado em outro Estado, o Simples Nacional, a uniformização e identificação das mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária do ICMS, além de outros assuntos relacionados às finanças estaduais e à administração tributária. Em sua proposta de trabalho, o novo Coordenador do Consefaz, Dr. André Horta, Secretário da Tributação do RN, salientou a importância dos fiscos estaduais se libertarem dos problemas corriqueiros do ICMS, para, num esforço de coalizão, apresentarem soluções que recuperem as finanças estaduais, reduzam as desigualdades regionais e alcancem um nivelamento nacional às decisões abraçadas pelo país, fortalecendo a coesão social, econômica, política e territorial do Brasil.
AVANÇOS NA LUTA CONTRA O ALZHEIMER
Pesquisa do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo sugere que o enriquecimento de manteiga com um tipo de ácido graxo encontrado na gordura de lacticínios – o ácido linoleico conjugado – pode ser útil para pacientes com a doença de Alzheimer. Testes com ratos mostraram que uma dieta com a manteiga modificada aumentou a atividade de uma enzima, chamada fosfolipase A2, que está ligada à memória. A fosfolipase atua sobre gorduras que constituem as membranas celulares e os ácidos graxos, que funcionam como mediadores na formação da memória. Em pacientes sem a doença, as membranas celulares são fluidas e renovadas normalmente. Em pacientes com Alzheimer, são rígidas e dificultam a liberação de ácidos graxos, como o linoleico. Ao enriquecer a manteiga, aumenta-se a atividade dessa enzima, contribuindo para a memória. “Essa enzima é alterada em pacientes com Alzheimer. Então, começamos a olhar o que poderia estar alterado nesses pacientes em relação ao metabolismo de fosfolipase”, disse a chefe do Laboratório de Neurociências, Leda Talib. Os estudos com essa enzima são feitos há pelo menos 15 anos no laboratório, mas os testes com a manteiga enriquecida começaram há cinco anos com ratos, informou a pesquisadora. O trabalho foi publicado, em abril deste ano, no periódico científico Journal of Neural Transmission. Os resultados com ratos indicam que a dieta enriquecida com ácidos graxos é eficaz para tratamento do estágio inicial da doença. Ainda será estudado se a manteiga modificada poderia ser usada também como prevenção do Alzheimer. De acordo com a pesquisadora, quando começam a aparecer os sintomas do Alzheimer, a doença já está estabelecida. "Ainda não se sabe em que momento a doença começa e, por isso, dizemos que [essa dieta] poderia ser uma medida preventiva. Ainda vamos investigar." Quanto aos próximos passos da pesquisa, Leda disse que ainda serão feitos mais testes com animais antes de observar os efeitos em humanos, ainda sem previsão de data. Ela acrescentou que é preciso analisar os efeitos que essa alimentação rica em gordura pode acarretar na saúde dos animais.
SÃO JOÃO DA ASFARN REUNE MAIS DE 150 AUDITORES FISCAIS
Não faltou animação e alegria na festa de São João da Asfarn, realizada no último sábado, no Clube Albatroz em Parnamirim, que reuniu mais de 150 auditores fiscais e seus convidados. O arrasta-pé começou com banda de forró pé de serra e logo depois, subiu ao palco a Rainha do Forró, Eliane, que conseguiu levar todo mundo para o salão. “Realmente foi um investimento certo, Eliane é carismática e nossos associados e convidados ficaram felizes demais com o show. Essa dedicação em realizar um evento grande como esse é também uma forma de valorizar nossos associados e a categoria como um todo”, ressalta o presidente da Asfarn, José Ribamar Pinto Damasceno que agradeceu em público o empenho dos dois diretores que organizaram o evento, sendo a Diretora de Relações Públicas, Regina Nasser e o Diretor Sócio Cultural, Reinaldo Serafim. Outra atração da festa foi o buffet com delícias típicas desse época do ano como pamonha, milho cozido, bolo preto e de milho, além de caldos, espetinhos, doces e salgados. “Parabéns pela grande festa. O buffet estava impecável, Eliane com o pique de sempre”, elogia o auditor fiscal Ricardo Marinho. Ano que vem tem mais!
A RAINHA DO FORRÓ É ATRAÇÃO DO SÃO JOÃO DA ASFARN
A Rainha do forró, Eliane será a grande atração do São João da Asfarn - Associação dos Auditores Fiscais do RN. O arrasta pé está marcado para o dia 4 de julho (sábado), a partir das 21h, no Clube Albatroz (Parnamirim). Além da cantora Eliane, o São João irá contar com banda de forró pé de serra, e um cardápio junino já incluso no valor da senha, completo de delícias típicas como canjica, mungunzá, pamonha, arroz doce, milho cozido, paçoca, cocada, caldo de vaca atolada, caldo de jerimum com charque, espetinhos, bolos e docinhos, água e refrigerante. A senha individual custa R$ 70,00 para associados Asfarn e seus dependentes, e R$ 100,00 para o público em geral; e pode ser adquirida na sede da Associação (3206.5756), no Sindifern (3206.7788) ou na 1 URT com a auditora fiscal Regina Nasser.
FOLHA DE SÃO PAULO DESTACA ARRECADAÇÃO DO RN
A arrecadação própria do Estado do Rio Grande do Norte foi destaque no jornal Folha de São Paulo, na edição do dia 29/06/15. A matéria, com título "Apesar da crise, Estados ampliam arrecadação com reajustes de energia" trata sobre o reflexo dos reajustes nos preços dos combustíveis e energia elétrica na arrecadação dos Estados brasileiros, no primeiro quadrimestre de 2015. O Rio Grande do Norte destacou-se por ter sido o 1º lugar no Nordeste e o 2º no país no crescimento da arrecadação das receitas próprias. Apesar da forte crise econômica, a arrecadação do RN cresceu 22,05% no período, segundo mostra a Folha. Para o Secretário da Tributação do RN, André Horta, o sucesso no levantamento apresentado não é fruto apenas dos reajustes nos preços administrados de energia elétrica, o setor de energia é apenas o quinto item em importância no ICMS Estado. É preciso creditar ao forte trabalho de combate à sonegação fiscal e a concorrência desleal que está sendo realizado pela SET. “A arrecadação do ICMS, IPVA e ITCD, representa hoje 63% das receitas próprias do RN. O combate à sonegação fiscal com a reestruturação da fiscalização no trânsito das mercadorias, a ampliação e as intervenções no gerenciamento de dados dos contribuintes traduzem uma possibilidade maior de sucesso nas fiscalizações de estabelecimentos, aliados a um planejamento das ações direcionado às áreas estratégicas de arrecadação, investimentos em capacitação do quadro funcional (já se realizaram quatro cursos nesse semestre) são outros fatores que, além daqueles citados na matéria da Folha de São Paulo, têm contribuído decisivamente para que, apesar da crise econômica, não haja recuo na arrecadação estadual”, destaca André.
ASFARN PARTICIPA DA REUNIÃO DA COGEF EM NATAL
A capital potiguar é palco da 27ª Reunião da Comissão de Gestão Fazendária - COGEF. O evento, que teve abertura oficial nesta quinta-feira, 25 de junho, no Ocean Palace Hotel, reuniu profissionais das secretarias da Fazenda, Tesouro Nacional, Finanças, Tributação, RFB, Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, e representantes do Fisco de diversas localidades do Brasil. A mesa de abertura contou com a participação do secretário da tributação do RN - SET, André Horta; presidente da COGEF, Thaner Nogueira; representando a COGEF-RN, Expedito Ivan; e ainda, do presidente da Asfarn, José Ribamar Pinto Damasceno; diretor do Sindifern, Genilde Lima e dos representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Cristina Mac Dowell e José Tostes. “A Asfarn se sente honrada em participar e poder contribuir para a realização de um momento tão importante para o Fisco nacional”, ressalta o presidente da Associação. Após o protocolo de boas-vindas, o secretário da SET, André Horta ressaltou a importância de fomentar discussões e acordos em torno da sistemática do imposto indireto, bem como as taxas tributárias progressivas cobradas em nosso país. Para o representante do BID, Tostes, a Reunião é uma oportunidade ímpar para as esferas administrativa, tributária e fiscal discutirem e deliberarem uma estrutura de gestão eficiente, a fim de consolidar os planejamentos estratégicos necessários para a criação de uma carreira forte. Ao dar início aos trabalhos, a 27ª Reunião da COGEF teve a exposição da palestra “Educação Fiscal – Um estatuto para uma nova cidadania”, com secretário André Horta, que pontuou os fundamentos da cidadania fiscal, a função socioeconômica do tributo, além de levar aos participantes um conhecimento sobre administração pública e incentivar o acompanhamento na aplicação dos recursos próprios e as transferências do Estado. Em seguida, os participantes tiveram a oportunidade de assistir ao trabalho sobre os “Avanços da Tecnologia da Informação - TIC na SET-RN”, com o auditor fiscal Geraldo Souza. A palestra teve foco nos investimentos em tecnologias e avanços conquistados pelo departamento de TI da SET. “Temos uma filosofia que nos norteia, nos posicionarmos, sempre, um passo à frente do sonegador em tecnologia da informação”. Também foi destacado na apresentação os processos de automatização adotados pela Nota Fiscal Eletrônica (Nf-e); as reestruturações do portal de serviços do Profisco-RN com versões móvel e web; e o Brasil ID – Sistema Nacional de Identificação, Rastreamento e Autenticação de mercadorias, que garante a autenticidade impedindo a prática do contrabando e falsificações. O convidado Leonardo Albernaz, secretário SEMAG-TCU, proferiu a palestra sobre “Avaliação da Gestão Fiscal”, em que expôs sua visão sobre os modelos de governança e os desafios enfrentados pelos órgãos da gestão fiscal. No primeiro dia do evento houve, também realização do processo de eleição para nova presidência da COGEF, para 2015/2016. O Diretor da Secretaria de Fazenda do Estado do Pará, Emanoel Moreira, foi eleito o novo presidente, e Mona Lygia de Carvalho, Coordenadora Geral do Profisco, em Pernambuco, é a vice-presidente. A 27ª Reunião do COGEF será finalizada nesta sexta-feira, 26, com mais exposições que versão sobre temas diversos de interesse dos fazendários, como as palestras sobre índice de Transparência e Cidadania Fiscal; PROFISCO; Evolução do Projeto Indicadores de Gestão Fiscal, entre outros.