A Assembleia Geral Extraordinária do Conselho Deliberativo da FEBRAFITE vem movimentando a cidade de Fortaleza (CE) desde o último dia 27 de agosto; o evento, reúne representantes do Fisco Estadual de todo o Brasil, e segue até a sexta-feira (30).
A ASFARN está representada nas atividades da Assembleia pelo presidente José Ribamar Pinto Damasceno e pelo vice, José Vieira de Figueiredo.
Entre os assuntos da pauta estão a proposta para alteração estatutária da FEBRAFITE, informes sobre o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, e proposta de criação do Conselho Consultivo da Federação.
Para o presidente da FEBRAFITE, Rodrigo Spada, a Assembleia é um importante momento de decisões institucionais, de forma democrática e colegiada, e uma oportunidade para trocas de experiência e estreitamento dos laços entre os representantes do Fisco de diferentes estados brasileiros.
A abertura do evento foi marcada pela entrega da Comenda da Ordem do Mérito Fisco Estadual e Distrital, a mais alta honraria da entidade, ao Auditor Fiscal da Receita Estadual do Ceará e ex-presidente da FEBRAFITE, Juracy Soares. A cerimônia contou com a presença do secretário da Fazenda do Estado do Ceará, Fabrízio Gomes Santos, e de colegas do Fisco cearense e familiares de Soares.
Em seu discurso na abertura da cerimônia, Juracy Soares destacou a posição de destaque do Ceará na gestão das finanças públicas e ressaltou a importância do estado em sediar uma Assembleia Geral Extraordinária do Conselho Deliberativo da FEBRAFITE.
O secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, elogiou a atuação da FEBRAFITE na aprovação da Reforma Tributária, destacando o firme posicionamento da entidade contra a ampliação da participação da Advocacia Pública no Comitê Gestor do IBS (CG-IBS). “Nem sempre haverá consenso entre os atores, mas estamos juntos na defesa da Administração Tributária. Apesar do bom encaminhamento da reforma, não podemos baixar a guarda e devemos estar atentos aos próximos passos. Os desafios na implementação são grandes, e precisaremos estar unidos para que a reforma seja realizada da melhor forma possível”, afirmou.